por Carol Seemann
foto: reprodução GloboPlay
No Dia da Consciência Negra, o Globoplay apresenta a série documental "Resistência Negra", com a apresentação de Larissa Luz e Djonga. A série, dirigida por Mayara Aguiar, explora o Aquilombamento e a ancestralidade na história do movimento negro brasileiro, destacando a importância dos intelectuais negros do país. A ideia da série é resgatar a trajetória de luta e resistência do movimento negro brasileiro, desde os séculos XVII, XVIII e XIX até o século XXI.
"Resistência Negra" compreende cinco episódios que mesclam arte e política, abordando temas como trabalho, política, cultura, religião e educação. Com um elenco, produção e direção majoritariamente negros, a série promove uma narrativa sensível e autêntica sobre a história da resistência negra no Brasil. O primeiro episódio, que estreia em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, traça o início da resistência negra no país, explorando seu impacto em diversas áreas da sociedade.
O projeto foi idealizado pelo professor doutor babalaô Ivanir dos Santos, que enfatiza a importância de conhecer a luta do movimento negro brasileiro, muitas vezes ofuscada em relação a outros movimentos internacionais. A série busca preencher essa lacuna, resgatando a história e a cultura do movimento negro no Brasil. A pré-estreia do primeiro episódio ocorreu no Festival do Rio, em uma sessão de gala que homenageou figuras como Abdias Nascimento, um dos pilares da série. Além disso, um mini documentário nos bastidores do processo criativo da série foi apresentado, explorando a intersecção entre o passado, presente e futuro da resistência negra no Brasil.
Comments