por Carol Seemann
foto: Luccão @luccaodamn
No episódio sete do "Periferia no Ar", Bielo Sant recebeu Filipe Barbosa, "moleque de quebrada", estudante da UFRJ e cineasta que encontra inspiração na periferia para suas produções audiovisuais, lugar de onde partiu e iniciou sua história no audiovisual.
Filipe compartilhou sua jornada no mundo audiovisual, destacando sua contribuição para construir uma cena vibrante na comunidade. O episódio revelou não apenas seu percurso profissional, mas também sua dedicação em fortalecer a cultura local.
No decorrer do episódio, Barbosa compartilhou detalhes da sua juventude, ressaltando em como frequentar os fluxos na quebrada não foi apenas experiências, mas parte fundamental de sua formação.
Na conversa, Barbosa ainda destacou o seu curta "Fluxo - O Filme", direção e roteiro do próprio, e o filme que a quebrada toda está ansiosa para assistir e se reconhecer. O processo de filmagem do curta incluiu uma visita ao Baile da Sorte, onde a comunidade participou ativamente. Apesar dos desafios enfrentados, o projeto foi realizado com o objetivo de ser o mais real possível, já que usou o baile da Sorte para cenário e seus amigos como atores.
Sua fala ainda perpassou pela fase de sua carreira em que ele gravou, roteirizou, gravou ou editou clipes de quebrada, e o quanto essa fase também foi importante para seu processo de formativo.
Filipe Barbosa não apenas conta histórias através de suas lentes, mas também contribui para fortalecer os laços culturais na periferia, evidenciando que o talento pode prosperar mesmo diante de obstáculos, tornando cada produção um testemunho da vitalidade da comunidade que ele tão carinhosamente retrata.
Para conferir o episódio, acesse o Youtube do periferia no Ar, ou as plataformas digitais de áudio.
Acompanhe nossas redes sociais:
Site: www.periferianoar.com.br
Instagram: @periferianoar
Twitter(x): @PeriferianoAr
Facebook: Periferia no Ar
TikTok: @periferianoar
Comentarios