por Carol Seemann
Em Vitória (ES), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância da descentralização do apoio à cultura como uma das prioridades do ministério. O objetivo é criar oportunidades para estados e regiões de todo o Brasil, promovendo uma melhor distribuição de recursos para o setor cultural. A ministra enfatizou que o ministério continuará investindo onde já existe, enquanto busca ampliar as possibilidades em todos os locais.
No Encontro Nacional de Gestores da Cultura, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a ministra compartilhou a intenção de construir novos equipamentos culturais em comunidades carentes em todo o país, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Margareth Menezes enfatizou a importância de não apenas fornecer apoio financeiro, mas também de dotar cidades de infraestrutura cultural, incluindo Centros de Artes e de Esportes Unificados (CEUs) fixos e móveis.
A ministra destacou que essa abordagem visa a reduzir desigualdades no país e contribuir para avanços significativos. Ela acredita que a arte deve ser um veículo para promover questões centrais que impulsionem o progresso do Brasil. O Primeiro Encontro Nacional de Gestores de Cultura reuniu gestores municipais e estaduais de cultura de todos os estados brasileiros para discutir políticas públicas para o setor, com ênfase na descentralização e democratização do acesso à cultura.
Comments