top of page

Jal Moreno: Trajetória de Resiliência e Transformação na Periferia

por Carol Seemann

foto: Luccão @luccaodamn

Jal Moreno foi o último convidado do Periferia no Ar. Alagoano que viveu em uma tribo indígena até os quatro anos de idade, morou em outras cidades do Alagoas também, e em 2010 já estava em São Paulo, descobrindo a cidade de pedras.


Ele teve uma infância com muito acesso e contato com a natureza, aprendendo a se virar desde muito jovem. Ao chegar em São Paulo para auxiliar sua irmã, conseguiu rapidamente arrumar um emprego, também entrou para a Universidade de São Paulo e seguiu buscando o melhor para si na cidade.


Jal se descobriu na arte da atuação; ele comenta que o teatro o ensinou a ter responsabilidade com a arte em todos os âmbitos de sua vida e que também o ajudou a se descobrir e perder a timidez.


Ele ainda comenta como a cultura o desconstruiu, mas também o moldou, lidando com questões culturais no trabalho e também quando está em drag - Crystal Angel.

Crystal, a drag de Jal, varia seus estilos de artes entre o bate-cabelo, a comédia e a atuação.


Após uma entrevista em que Jal provocou o entrevistador, foi escolhido para assumir o cargo de produtor cultural na Cidade Tiradentes, na casa de cultura. Após muita pesquisa pessoal e um caminho espinhoso com o pessoal local, Jal dominou seu espaço, ouviu a população e aos poucos construiu o melhor pela quebrada. Hoje, é reconhecido pelo incrível trabalho na casa de cultura Hip Hop Leste, pluralizando o espaço e trazendo mais diversidade.


Pela Hip Hop Leste, o produtor já proporcionou artistas como KayBlack, Kyan, Yunk Vino e outros grandes artistas que a população da Cidade Tiradentes pôde assistir gratuitamente.

Jal tem o objetivo de seguir melhorando a programação e proporcionar conforto para que a população ocupe este espaço que é de todos. Ele representa uma grande potência da cultura popular e é um símbolo de liberdade e diversidade.


O produtor espera seguir pavimentando caminhos de maneira a solidificar o acesso à cultura. Além disso, Jal ainda quer escrever, sempre presente e conectado com a periferia e com as pessoas.


Para acompanhar Jal nas redes sociais siga: @jal.moreno07 @crystalbrazildragqueen


Para conferir o episódio, acesse o Youtube do Periferia no Ar, ou as plataformas digitais de áudio.



Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @periferianoar

Twitter(x): @PeriferianoAr

Facebook: Periferia no Ar

TikTok: @periferianoar


Comments


bottom of page