por Carol Seemann
foto: reprodução
Na última semana, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) anunciou o lançamento do Programa Nacional de Fortalecimento das Casas de Acolhimento LGBTQIA+ (Acolher+), conforme a Portaria 755. Esta iniciativa visa fortalecer ou criar espaços destinados a acolher pessoas LGBTQIAPN+ que foram expulsas de casa devido ao preconceito, rompendo seus laços familiares.
Simultaneamente, por meio da Portaria 756, o ministério apresentou a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, definida como uma política pública para combater as diversas formas de violência e discriminação enfrentadas por essa comunidade, buscando promover sua cidadania plena.
Ambas as portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (07) e foram reveladas durante o 1º Encontro Nacional dos Conselhos LGBTQIA+, ocorrido em Brasília na mesma semana, sob a organização do MDHC. O ministro da pasta, Silvio Almeida, destaca que essas iniciativas representam um avanço significativo na política voltada para a comunidade LGBTQIA+.
Comments