top of page

Documentário "Rio, Negro" é Indicado ao Africa Movie Academy Awards

por Carol Seemann

foto: reprodução


O documentário "Rio, Negro", produzido pela Quiprocó Filmes, conquistou uma indicação na categoria 'Melhor Documentário sobre a Diáspora' no Africa Movie Academy Awards. Esta cerimônia anual, promovida pela Academia Africana de Cinema e sendo a primeira de seu tipo no continente africano, revelará os vencedores em 29 de outubro.


Sob a direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o filme explora os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas no Rio de Janeiro entre o final do século XIX e o início do século XX, tudo isso influenciado pela presença e contribuições de pessoas negras de origem africana. Por meio de entrevistas com personalidades e intelectuais cariocas, bem como imagens históricas, o documentário lança luz sobre essa importante parte da história.


"Rio, Negro" também fez parte da seleção oficial do Dubai Festival 2023, do 19º African Movie Academy Awards, do 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), do 11º FIFER, do 9º Santos Film Fest 2023 (recebendo menção honrosa na Competição de longa-metragens), do 27th Inffinito Brazilian Film Festival 2023, do II Festival Casa Sueli Carneiro 2023 e do 12º Festival Internacional de Cine Político 2023.


O documentário oferece uma perspectiva afrocentrada da formação da cidade, destacando o protagonismo individual e coletivo da população negra, ao mesmo tempo em que aborda a perseguição institucional que levou à transferência da capital para Brasília, parte de uma estratégia de apagamento dessa população.


Fernando Sousa, Diretor Executivo da Quiprocó Filmes, expressou entusiasmo pela indicação e ressaltou a importância de compartilhar a obra em diferentes países africanos, enfatizando o papel da arte e da produção cinematográfica na promoção dos laços entre o Brasil e a África.


"Rio, Negro" conta com depoimentos de destacados ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, oferecendo uma perspectiva rica sobre a influência da história e cultura africana no Brasil.


A Quiprocó Filmes, produtora independente sediada no Rio de Janeiro, é responsável pela criação do documentário, buscando provocar mudanças e transformar a maneira como as pessoas veem suas vidas e cultura por meio de imagens que captam histórias, emoções e afetos. Eles produzem conteúdo para cinema, TV, streaming e também trabalham em projetos publicitários e institucionais, além de realizar oficinas audiovisuais em colaboração com organizações da sociedade civil.


Confira o trailer do filme


コメント


bottom of page