por Carol Seemann
foto: reprodução
Na última semana, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aprovou a tão aguardada Lei 10.113, que confere o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado às icônicas "Bailes das Antigas". Esta legislação, apresentada pela deputada estadual Verônica Lima, visa apoiar todas as iniciativas que buscam valorizar e disseminar esse bem material da cultura carioca.
A oficialização dos Bailes Funk Antigos como parte do patrimônio cultural do Rio de Janeiro representa um passo significativo para fortalecer essa importante manifestação da cultura popular. Não se limitando a fornecer entretenimento saudável, solidário e livre de violência, os bailes também desempenham um papel crucial na geração de empregos e renda para a população, conforme declarou Verônica em suas redes sociais.
Além do respaldo oficial do Poder Executivo do Rio de Janeiro, os "Bailes das Antigas" agora receberão apoio para manter viva a tradição. Esses eventos culturais também possuem um impacto social considerável, contribuindo para a arrecadação de alimentos e promovendo oficinas relacionadas a DJs, dança, moda e outros elementos presentes nesses bailes, como destacado pela deputada.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2022, o funk é responsável por movimentar anualmente mais de 127 milhões de reais no estado do Rio de Janeiro. Com o reconhecimento oficial, a preservação dessa rica herança cultural se torna uma prioridade para o estado carioca.
Comments