top of page

3ª bienal black recebe inscrições de artistas

por Carol Seemann

foto: reprodução capa terceira bienal back

O Black Brazil Art está recebendo inscrições de trabalhos artísticos até 17 de agosto de 2023. O evento está programado para acontecer em março de 2024 na cidade do Rio de Janeiro. No dia 10 de julho, às 15h, haverá uma apresentação ao vivo no canal do YouTube do evento, com a participação dos curadores. Esta edição, que experimenta pela primeira vez uma curadoria colaborativa internacional, tem como tema "Fluxos (in) Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória", buscando trazer para a arte a discussão global sobre fluxos migratórios e seu impacto na memória e no senso de pertencimento.


As inscrições estão abertas para artistas, curadores, pesquisadores, artivistas e outros profissionais do Brasil e do exterior. É incentivada a inscrição prioritária de mulheres, visando equilibrar a representatividade de gênero. Com uma abordagem decolonial, o evento busca ressignificar narrativas tradicionais e enfatizar o protagonismo das mulheres e das vozes historicamente silenciadas.


A exposição será realizada em diversos espaços culturais do "corredor cultural" da cidade do Rio, contando com uma programação extensa e gratuita ao longo de três meses. Dividida em cinco eixos expositivos: "Linhas Insurgentes", "Redes de Transmissão", "Práticas Geradoras", "(RE)imaginando o Cubo Preto" e "Memórias (trans)locadas", a exposição levará os visitantes em um percurso que vai do interior para o exterior, explorando abordagens sensoriais.


Patrícia Brito, curadora geral e criadora da Bienal Black, acredita que a reflexividade na arte envolve uma análise introspectiva dos artistas em relação às suas motivações, intenções e influências, além de examinar as relações de poder, representação e exclusão presentes na arte e na sociedade como um todo. As duas primeiras edições da Bienal Black reconheceram mais de 500 artistas pela excelência de seus trabalhos.


Segundo a curadora, a Bienal Black existe e resiste por sua própria vontade, entendendo que os espaços artísticos não podem privilegiar alguns artistas em detrimento de outros, e que os recursos devem ser distribuídos de forma equitativa. Ao abordar questões políticas e decoloniais, museus e centros culturais também assumem uma responsabilidade histórica ao ajudar a sociedade a compreender o passado e questionar a legitimidade das narrativas históricas.


Serviço :


3ª Bienal Black - Chamada Aberta

Inscrição: até 17 de agosto de 2023

Live de apresentação: 10 de julho, às 15h, em: youtube.com/@BlackBrazilArt

Sympla: sympla.com.br/evento/3a-bienal-black/1992890

Taxa de inscrição: R$ 35,00

Regulamento: bienalblack.com.br/edital-3bb

E-mail de Contato: bienalblackart@gmail.com

Comments


bottom of page