top of page

1° Encontro Nacional dos Centros de Cidadania LGBTQIA+: Destaques e Práticas de Atendimento Humaniza

por Carol Seemann

foto: reprodução


O 1° Encontro Nacional dos Centros de Cidadania voltados para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil, realizado em Fortaleza (CE) de 9 a 11 de outubro, destaca as boas práticas nacionais relacionadas ao atendimento humanizado a essa população. O evento é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em parceria com a Secretaria Estadual da Diversidade do Ceará, como parte da agenda governamental "Construindo a Política Nacional LGBTQIA+".


O encontro ocorre na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) e tem como objetivo principal a troca de conhecimento e experiências entre os Centros de Referência LGBTQIA+ em todo o país. Este é o primeiro evento da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ realizado no Nordeste e visa conectar o governo a esses serviços fundamentais, bem como avaliar seu funcionamento para sua possível inclusão na política nacional, tema discutido durante o evento.


A programação do encontro inclui mesas de diálogo sobre equipamentos públicos para atendimento humanizado, compartilhamento de boas práticas e desafios enfrentados pelos Centros de Cidadania, bem como debates com representantes da gestão desses centros em todas as regiões do Brasil. Além disso, estão previstas dinâmicas que abordam questões cotidianas enfrentadas pelos Centros e uma plenária que apresentará as conclusões dos grupos mistos.


Os Centros de Cidadania LGBTQIA+, que oferecem assistência psicossocial, jurídica e educacional, desempenham um papel fundamental como portas de entrada para o acesso à cidadania e à garantia de direitos para pessoas LGBTQIA+ em todo o Brasil. Mais de 20 desses equipamentos estão em operação em todo o país, servindo como resposta às demandas que surgiram no âmbito do programa "Brasil sem Homofobia" e foram aprovados no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).


Nos últimos anos, esses centros passaram por diferentes denominações, mas mantiveram um desenho de atendimento semelhante, oferecendo apoio essencial à comunidade LGBTQIA+ e promovendo a igualdade de direitos.


1° Encontro Nacional dos Centros de Cidadania LGBTQIA+

Data: de 9 a 11 de janeiro

Local: Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE)


댓글


bottom of page